27/05/2009

A história da ATST Associação dos Trabalhadores Sem Terra

A associação A.T.S.T. “Associação dos Trabalhadores Sem Terra” começou com um grupo de pessoas que faziam parte do movimento MST “ Movimento Sem Terra”. Os objetivos eram os mesmo mas não estavam satisfeitos com a metodologia - não concordavam com a invasão das terras, achavam muito arriscado e a vida de seus familiares estava em 1º lugar.

Decidiram então, criar outro movimento A.T.S.T. “ Associação dos Trabalhadores Sem Terra” que iniciou no ano de 1986. O objetivo era a busca de moradia para a população carente, mas sem invasões. No inicio preocupavam-se com a ajuda do governo, faziam manifestações, mas durante 3 anos não tiveram sucesso. Mudaram a estratégia e decidiram, comprar os terrenos com o próprio dinheiro, procuravam os donos dos terrenos e negociavam o valor e a forma de pagamento direto com o proprietário. Os terrenos eram divididos em lotes com a mesma medida e sorteados entre os associados, sempre se preocupando com as áreas de lazer e de preservação do meio ambiente.

Depois começavam o processo de construção em forma de multirão, hoje já existe um mestre de obra em cada área de construção para orientar as pessoas e fiscalizar as obras. Com a experiência de autoconstrução foi notório a mudança da mentalidade individualista das pessoas.

A associação mantém uma parceria como governo para garantir a infra estrutura básica destes loteamentos como: água, asfalto, transporte, saúde e educação, já foram criados 26 novos bairros atendendo 20.000 famílias. Com as famílias já abrigadas surge uma nova necessidade - a construção de um pais mais humano e justo.

A associação não tem uma linha assistencialista. Isso acontece de acordo com a necessidade da população.

Sempre na luta por ajuda, a associação conheceu o Movimento Comunhão e Libertação, que pertence a Igreja Católica, e através deste encontro se firmou ainda mais a metodologia da associação em compartilhar as necessidades concretas da população utilizando o método de companheirismo e amizade.

Em um destes encontros com a Comunhão e Libertação a associação conheceu as experiências de uma universidade popular que fica em Lima, Peru, que utilizava os recursos dos próprios familiares para manter a universidade. Eles é quem realizavam os serviços de limpeza, alimentação, manutenção para poder baratear a mensalidade de seus familiares.

Surgiu a idéia de aplicar o método utilizado para conseguir terrenos e casas, agora para conseguir descontos nas faculdades privadas. No primeiro contrato com uma das faculdades já conseguiram 3.000 estudantes pagando com um valor mais acessível utilizando vagas remanescentes - um beneficio não só para os alunos mas também para as faculdades.

Começou ai um novo projeto “ Associação Educar para a Vida”. Hoje o sucesso da associação é tão grandioso que várias faculdades procuram a associação para oferecer vagas. O contrato é formalizado acertando o valor dos descontos que variam de 10 a 60% dependendo do curso e da faculdade, e os alunos tem que participar de uma reunião mensal para manter o desconto com a faculdade.

A associação oferece outros tipos de serviço alem de moradia e faculdade são eles: convênio médico, odontológico, farmácia comunitária, curso de inglês, espanhol, aulas de reforço “matemática e português” , supletivo, teatro, catequese, curso para noivos, 1ª comunhão.

Hoje a associação mostra que é possível alcançar seus objetivos, que as pessoas não estão de brincadeira. Gente que luta por um país melhor e que mostram que através da união e possivel alcançar seus objetivos, sem ficar a espera de uma ajuda política.


Fonte:http://www.educarparavida.com.br/default2.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário